Conteúdo Programático

Educação Infantil

Movimento: Através do movimento os alunos vão conhecendo os limites do corpo e as consequências de suas ações.

Arte: Na utilização de diferentes materiais de texturas e cores variadas, as crianças passam a aguçar mais seus sentidos.

Identidade: Disponibilizar para as crianças painéis de fotos para que cada uma se reconheça e encontre os colegas, famí­lia, professores, animais de estimação, etc.

Autonomia: As melhores experiências são as pautadas pelo relacionamento com os outros e pela demonstração de preferências, se a criança não tem opção de escolha, como vai decidir?

Escolher o que gosta e aprender a se alimentar sozinho por exemplo são um caminho para se tornar independente.

Brincar: Momento de construir, perceber formas, texturas, montar, encaixar, jogar e empilhar possibilitam desafios.

Linguagem Oral: Gestos, diferentes expressões faciais, balbucios e gutas dão inicio a fala.

Para que a linguagem oral se desenvolva, cabe ao professor reconhecer e responder as crianças promovendo a interação no grupo.

Leitura e Escrita: Há um adulto leitor que mostra as crianças o significado da escrita que esta nos livros. Conhecer os diferentes gêneros textuais são os melhores meios de entrar no meio da leitura e da escrita.

Conteúdo Programático

Ensino Fundamental

Avaliação: Avaliação da nossa escola é também um ato de inovação pedagógica, pois proporciona a mudança, o avanço, a transformação, a aprendizagem, a autonomia e a iniciativa, e não apenas a atribuição de notas ou conceitos para aprovar ou reprovar o aluno.

Período de Sondagem: Acontece nos 15 primeiros dias de aula dos alunos, Bagagem de Conhecimento dos alunos e para que o professor tenha claro o ponto de partida para dar continuidade ao seu planejamento pedagógico anual.

Estudo do meio: É de fundamental importância que a escola reserve momentos para que seus alunos passem a trabalhar além dos muros da escola.

Vivenciar este momento é de grande valia pois o aluno tende a melhorar seu rendimento escolar e a crescer com esta prática.

Pesquisa e trabalho em grupo: Incentivar os alunos a desenvolver habilidades para o trabalho em grupo, auxilia os mesmos a controlar e trabalhar suas emoções, praticar a empatia, se preocupar com o próximo e a cooperar.

Com a chegada da informática, a pesquisa ganhou mais uma opção de estudo, da qual pode explorar múltiplos temas e formular trabalhos muito ricos em informação.

Valores humanos: É preciso resgatar as dinâmicas de grupo, o olho-no-olho, o afeto, o ser, o estar junto com o outro por inteiro, cooperar, e etc.

Na Escola, se valer dos valores humanos é fundamental, porque ela é uma das poucas instituições em que é possí­vel lidar com a diversidade e por em prática estes valores.

Horário e Frequência: Seu filho só crescerá bem se aos poucos ele for enfrentando desafios e responsabilidades de acordo com sua faixa etária.

Observando o adulto como exemplo, o respeito às normas da escola como horários e frequência serão cumpridos sem maiores problemas e prejuízos.

Aulas Complementares: O objetivo das aulas complementares é a integração e o enriquecimento do conteúdo básico necessário a cada ano escolar.